sábado, 31 de julho de 2010

QUEM CALA, SEMPRE, CONSENTE.

“(...) porque calando nem sempre quer dizer que concordamos com o que ouvimos ou lemos, mas estamos dando a outrem a chance de pensar, refletir, saber o que falou ou escreveu. Saber ouvir é um raro dom, reconheçamos. Mas saber calar, mais raro ainda”. (CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE)




P.s.:a Este poste eu dedico a minha madrinha, não pelo assunto em si, mas pelo simples fato do ''escrever''.
Espero que curtam.


Existem momentos em que precisamos pensar; Outros em que precisamos escrever; Outros em que precisamos conversar, expor idéias; Outros em que precisamos ouvir. Mas existem momentos também, em que precisamos apenas calar. Muitas vezes, na ânsia de resolver problemas ou prever resultados, acabamos esquecendo esta preciosa forma de comunicação: o silêncio! Isso mesmo, ficar em silêncio nem sempre significa ausência de uma resposta ou indiferença. O calar é, antes de qualquer coisa, estar presente. Estamos desaprendendo o valor do silêncio e parece que vale tudo para preenchê-lo. Daí os imensos discursos vazios, diálogos superficiais e respostas infundadas. Quem cala nem sempre aceita o que o outro está dizendo, mas respeita. E pode ser até uma forma de fazê-lo refletir.



Por que sempre achamos que as pessoas precisam de uma palavra amiga? Muitas vezes o silêncio pode ser mais sincero do que qualquer frase. Tem dias que não sabemos o que falar ou como falar para dar conforto. Então é melhor calar, porque quem cala realmente fala ao coração. E é tão bom quando conseguimos restaurar forças e acalmar com apenas um sorriso, um gesto, um olhar... Eu sempre falei muito. Ainda preciso praticar bastante a ‘arte’ do silêncio. Quero continuar aprendendo a reavaliar meus momentos, sentimentos, meus ‘diálogos’ e ‘monólogos’. Mas quero saber calar se não for a hora de dizer. Posso machucar. E sei que já magoei muitas pessoas por me exceder nas palavras. Hoje eu entendo que o silêncio pode ser a ausência de sons, mas nunca de sentimentos. Dizem que a palavra vale prata e o silêncio vale ouro. Então deve ser por isso que Deus nos deus dois ouvidos e uma só boca, para que possamos ouvir mais e falar menos.




“Na juventude aprende-se a falar. Na velhice, a calar. Este é o grande defeito do homem: ele aprende a falar antes de saber calar...” (RABI NACHMAN DE BRESLAV)





Nenhum comentário:

Postar um comentário